Mantenha um Ambiente de Estudo Adequado

09/08/2022   Artigos

Não basta ser pai...

Tem de participar da rotina escolar das crianças! E um estudo feito pelo centro médico NYU Langone Health (EUA) veio para reforçar essa afirmação. Os pesquisadores desenvolveram atividades para aumentar a conexão entre famílias e escolas de Educação Infantil de Nova York. Depois de testar a iniciativa com mais de 3 mil alunos de até 6 anos, os organizadores perceberam que crianças com pais mais envolvidos com a escola têm maior facilidade de aprendizado e melhor desempenho. 'É um trabalho em equipe. A escola é um espaço potencializador das habilidades das crianças, mas, para que isso aconteça, a família tem de colaborar, ajudar na organização, dialogar com o professor. Quando essa conexão acontece de forma continua e transparente, conseguimos promover um desenvolvimento que vai muito além das questões curriculares", explica Marina Paiva, coordenadora pedagógica do Colégio Primeiro Mundo (ES).

Rotina de estudos nota 10!

O período de provas e atividades avaliativas pode acabar sendo difícil e cansativo não só para as crianças, mas também para a família. Aqui fica a dicas de como passar por essa fase de forma mais leve e, quem sabe, até ajudar a melhorar o desempenho nas avaliações:

CRIE UM CRONOGRAMA

O ideal é que o hábito de estudar e cumprir as tarefas faça parte da rotina a partir do 1º ano do Ensino fundamental, mesmo que apenas por alguns minutos por dia. A semana de provas deve ser um momento apenas de revisão, sem sobrecargas.

MANTENHA UM AMBIENTE DE ESTUDO ADEQUADO

Se possível, prefira que seu filho faça as atividades escolares em um cômodo neutro, em que ele possa ficar sentado adequadamente e com poucas distrações. Nada de telas ou brinquedos por perto, combinado?

SIGA A MESMA ROTINA DE ANTES

Quanto mais o cronograma da criança permanecer inalterado, melhor. Mantenha as atividades extras, as brincadeiras... Assim, ela vai encarar a fase de avaliações como algo rotineiro e não como um evento extraordinário e que mereça maiores preocupações.

ACOLHA E DÉ SUPORTE SEMPRE

Mostre ao seu filho que está ali para ajudá-lo com o que for preciso, supervisionando e dando apoio e lembre-se sempre: a leveza para encarar essa situação começa por você.

Fonte: Revista Crescer – Setembro 2021 – Nº332

Kit Alfabetização Acelerada pelo Método Fônico.

O Kit Alfabetização Acelerada pelo Método Fônico é direcionado a crianças em fase de alfabetização ou que apresentam dificuldades de aprendizagem com o objetivo de acelerar

Apostila 2º ano - Matemática - Ensino Fundamental I - 135 páginas e Avaliação.

Apostila 2º ano - Matemática - Ensino Fundamental I contém 135 páginas e (BÔNUS - AVALIAÇÃO COM 20 PÁGINAS). Somando no total APOSTILA E BÔNUS 155 páginas no formato PDF.

Apostila 2º Ano - Português - Ensino Fundamental I - 137 páginas. Avaliação.

Apostila 2º ano - Português - Ensino Fundamental I - 137 páginas com AVALIAÇÃO no formato PDF.

PACOTE - PORTUGUÊS E MATEMÁTICA - EDUCAÇÃO INFANTIL - III (4 a 5 ANOS). DIGITAL - PDF. 4 CADERNOS DE ATIVIDADES SOMANDO 475 PÁGINAS.

O Pacote é composto por 4 Cadernos de Atividades de PORTUGUÊS E MATEMÁTICA para a Educação Infantil III no formato PDF, somando o total de 475 páginas. Esse material é direc

KIT ABC INFANTIL

Esse KIT aborda Português, Matemática, Ciências, História, Geografia da Educação Infantil II e III. Com 12 Cadernos de Atividades e jogos somando 1.110 PÁGINAS, Ideal para c

Caderno de Atividades 3º ANO - PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA E CIÊNCIAS. 442 páginas. GABARITO. PDF. (8 anos).

Esse Caderno de Atividades aborda Português, Matemática, História, Geografia e Ciências do 3º ano (ENSINO FUNDAMENTAL I). 442 PÁGINAS, GABARITO (PDF). Direcionado a crianças

Pacote - 1º ANO - Fundamental I. 5 Apostilas. 510 páginas. PDF. (6 anos).

Esse pacote aborda Português e Matemática do o 1º ano (ALFABETIZAÇÃO). Com 5 Cadernos de Atividades somando 510 PÁGINAS, direcionado a crianças de 6 anos