Encontros Vocálicos: Ditongos, Tritongos e Hiatos - Uma Explanação Detalhada.

07/07/2023   Artigos

Os encontros vocálicos são combinações de vogais ou semivogais que ocorrem sem a presença de consoantes intermediárias. Eles podem ser classificados em ditongos, tritongos e hiatos, dependendo da forma como as vogais ou semivogais se encontram e se separam em sílabas.

Ditongos são encontros vocálicos nos quais uma vogal se junta a uma semivogal na mesma sílaba, mesmo quando as sílabas são separadas. Por exemplo: "céu" (céu), "tranquilo" (tran-qui-lo), "boi" (boi).

Existem dois tipos de ditongos, com base na posição da semivogal em relação à vogal. Os ditongos crescentes têm a semivogal antes da vogal (sv + v), como em "igual" (i-gual), "quota" (quo-ta) e "pátria" (pá-tria). Já os ditongos decrescentes têm a vogal antes da semivogal (v + sv), como em "meu" (meu), "herói" (he-rói) e "cai" (cai).

Além disso, os ditongos podem ser classificados como orais ou nasais, dependendo da forma como são pronunciados. Ditongos orais são pronunciados apenas pela boca e incluem combinações como "ai", "ia", "iu", "ui", "eu", "éu", "ue", "ei", "éi", "ie", "oi", "ói", "io", "au", "ua", "ao", "oa", "ou", "uo", "oe", "eo" e "ea". Por exemplo: "mau" (mau), "sei" (sei), "viu" (viu).

Já os ditongos nasais são pronunciados tanto pela boca quanto pelo nariz e incluem combinações como "ão", "ãe", "õe", "am", "an", "em", "en", "ãi" e "ui" (ocorre apenas na palavra "muito"). Por exemplo: "mãe" (mãe), "levem" (le-vem), "muito" (mui-to).

Tritongos são encontros vocálicos nos quais uma semivogal, uma vogal e outra semivogal se encontram na mesma sílaba, mesmo quando as sílabas são separadas. Por exemplo: "Uruguai" (U-ru-guai), "saguão" (sa-guão), "enxaguam" (en-xa-guam).

Assim como os ditongos, os tritongos podem ser orais ou nasais. Os tritongos orais são pronunciados apenas pela boca, como em "Paraguai" (Pa-ra-guai), "enxaguei" (en-xa-guei) e "iguais" (i-guais). Já os tritongos nasais são pronunciados pela boca e pelo nariz, e as consoantes "m" e "n" podem acompanhá-los. Exemplos: "quão" (quão), "saguões" (sa-guões) e "enxaguem" (en-xa-guem).

Os hiatos ocorrem quando duas vogais aparecem juntas em uma palavra, mas são separadas em sílabas diferentes. Por exemplo: "raiz" (ra-iz), "Saara" (Sa-a-ra), "país" (pa-ís).

Aqui estão alguns exemplos de palavras que apresentam ditongos, tritongos e hiatos:

Ditongos:

"unicórnio" (u-ni-cór-ni-o)

"voo" (vo-o)

"zoológico" (zo-o-ló-gi-co)

É importante ressaltar que os ditongos e tritongos não são separados, enquanto os hiatos são separados quando dividimos as sílabas.

Encontros Vocálicos e Consonantais:

Além dos encontros vocálicos, também existem os encontros consonantais, que são sequências de duas ou mais consoantes sem a presença de vogais entre elas. Alguns exemplos de palavras com encontros consonantais são "Brasil", "cacto", "flor", "objetivo" e "psicologia".

Os encontros consonantais podem ser separáveis ou inseparáveis.

Encontros consonantais separáveis ocorrem quando as consoantes são separadas em sílabas diferentes ao dividir a palavra. Por exemplo: "advogado" (ad-vo-ga-do), "sorte" (sor-te) e "torta" (tor-ta).

Encontros consonantais inseparáveis ocorrem quando as consoantes permanecem na mesma sílaba ao dividir a palavra. Por exemplo: "blusa" (blu-sa), "livro" (li-vro) e "trem" (trem).

Exercícios de Encontros Vocálicos

Classifique os encontros vocálicos a seguir:

a) saguão

Resposta: tritongo (sa-guão)

b) lua

Resposta: hiato (lu-a)

c) delinquiu

Resposta: tritongo (de-lin-quiu)

d) mau

Resposta: ditongo (mau)

e) ruim

Resposta: hiato (ru-im)

Separe os ditongos em crescentes e decrescentes.

a) pai

Resposta: ditongo decrescente (pai: vogal "a" + semivogal "i")

b) linguiça

Resposta: ditongo crescente (lin-gui-ça: semivogal "u" + vogal "i")

c) frequente

Resposta: ditongo decrescente

d) moita

Resposta: ditongo decrescente (moi-ta: vogal "o" + semivogal "i")

e) sério

Resposta: ditongo crescente (sé-rio: semivogal "i" + vogal "o")

(Fasp) Indique a alternativa cuja sequência de vocábulos apresenta, na mesma ordem, um ditongo, um hiato, um hiato e um ditongo:

a) jamais, Deus, luar, daí

b) joias, fluir, jesuíta, fogaréu

c) ódio, saguão, leal, poeira

d) quais, fugiu, caiu, história

Resposta: Alternativa b. Os vocábulos "joias", "fluir", "jesuíta" e "fogaréu" correspondem, na ordem, a um ditongo, um hiato, um hiato e um ditongo.

Além disso, para aprimorar o conhecimento dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, recomenda-se a utilização da apostila "APOSTILA - 2º ANO - PORTUGUÊS - ENSINO FUNDAMENTAL I - 100 PÁGINAS". Essa apostila abrange diversos temas relevantes da língua portuguesa, proporcionando um conteúdo completo e didático para auxiliar no aprendizado.

Com 100 páginas em formato PDF, essa apostila traz uma variedade de conteúdos, incluindo tópicos como o alfabeto e ordem alfabética, rimas, encontro vocálico, palavras com as, es, is, os, us, palavras com p e b, palavras com t e d, poema, trava-língua, parlenda, cantigas, quadrinhos e texto informativo. Todo esse material foi desenvolvido especificamente para alunos do 2º ano, visando fortalecer seu conhecimento linguístico de maneira divertida e educativa.

A apostila pode ser adquirida pelo valor de R$ 15,00 através do link de compra: https://mpago.la/2Dyx8rE. Ao investir nessa apostila, você estará contribuindo para o desenvolvimento educacional do seu filho(a) e proporcionando-lhe um recurso adicional para aprimorar suas habilidades no idioma.

Não perca a oportunidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem com essa apostila completa de Português. Aproveite agora mesmo e adquira sua cópia para proporcionar um suporte eficiente aos estudos de seu filho (a) clicando no botão “PAGAR”.