ALFABETO E ORDEM ALFABÉTICA - PORTUGUÊS - 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL I

22/02/2023   PortuguÊs

O alfabeto é uma das primeiras coisas que as crianças aprendem na escola. É através dele que elas aprendem a reconhecer as letras e formar palavras. O alfabeto é formado por 26 letras, sendo elas: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T , U, V, W, X, Y e Z. que são divididas em vogais e simultâneas.

Os vogais são as letras A, E, I, O e U. Elas são consideradas como letras "abertas", pois a boca fica aberta quando as pronunciamos. As obediências são todas as outras letras do alfabeto, que são consideradas as letras "fechadas", pois a boca fica mais fechada ao pronunciá-las.

Uma habilidade importante relacionada ao alfabeto é a ordem alfabética. Saber colocar as palavras em ordem alfabética é fundamental para a organização de listas, catálogos e dicionários. Para isso, é importante que as crianças aprendam a ordem das letras do alfabeto.

A ordem alfabética é a sequência de letras do alfabeto, começando pela letra A e terminando na letra Z. Quando temos uma lista de palavras, colocamos as palavras em ordem alfabética de acordo com a primeira letra de cada uma delas. Por exemplo, se tivermos as palavras "amigo", "bola" e "casa", colocamos primeiro a palavra "amigo", pois a letra A vem antes da letra B e da letra C.

Para as crianças do 2º ano do ensino fundamental, é importante que elas pratiquem a ordem alfabética com palavras simples e do seu cotidiano. Uma boa atividade é pedir para que elas escutem palavras que começam com cada letra do alfabeto. Outra atividade é pedir para que elas organizem palavras em ordem alfabética.

É importante que as crianças aprendam a importância do alfabeto e da ordem alfabética desde cedo, pois isso será fundamental para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional no futuro. Além disso, saber o alfabeto e a ordem alfabética também ajuda no desenvolvimento da linguagem e da comunicação.

AQUI VÃO ALGUNS EXERCÍCIOS SOBRE ALFABETO E ORDEM ALFABÉTICA PARA ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I:

1. Escreva o alfabeto completo:

R: (deve ser escrito o alfabeto completo, em ordem)

2. Escreva o nome de três colegas seus em ordem alfabética:

R: (o aluno deve escrever os nomes de três colegas, em ordem alfabética)

3. Escreva as seguintes palavras em ordem alfabética:

a) Leite b) Cachorro c) Bola d) Flor

R: (o aluno deve escrever as palavras em ordem alfabética, como segue: a) Cachorro, b) Bola, c) Flor, d) Leite)

4. Complete as palavras abaixo, escrevendo a letra que está faltando em cada uma:

a) _anana  b) _elefone  c) _lho  d) _ssa

R: (o aluno deve completar as palavras com as letras que estão faltando, como segue: a) B, b) T, c) O, d) C)

5. Escreva três palavras que comecem com a letra "C":

R: (o aluno deve escrever três palavras que começam com a letra "C", como por exemplo: Casa, Cachorro, Cenoura).

Espero que esses exercícios sejam úteis para a prática e fixação dos conceitos de alfabeto e ordem alfabética!

APOSTILA - PORTUGUÊS - 2º ANO EM PDF

Para ajudar as crianças do 2º ano do Ensino Fundamental I a desenvolverem suas habilidades no alfabeto e na ordem alfabética, é importante contar com materiais didáticos adequados. Uma boa opção é a apostila "Português - 2º ano do Ensino Fundamental I", que apresenta atividades e exercícios para a prática da leitura e escrita, incluindo o aprendizado do alfabeto e da ordem alfabética.

Abaixo você pode adquirir a nossa apostila "Português - 2º ano do Ensino Fundamental I".

APOSTILA - 2º ANO - PORTUGUÊS - ENSINO FUNDAMENTAL I - 100 PÁGINAS. PDF. R$ 15,00 Adquira por esse link: https://mpago.la/1qh36k2

CONTEÚDO: ALFABETO E ORDEM ALFABÉTICA; RIMAS; ENCONTRO VOCÁLICO; PALAVRAS COM AS, ES, IS, OS, US; PALAVRAS COM P E B; PALAVRAS COM T E D; POEMA; TRAVA-LÍNGUA; PARLENDA; CANTIGAS; QUADRINHOS; TEXTO INFORMATIVO.